Foi na noite desta quinta-feira, dia 29, que os participantes da 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade – V Rally Estrada União Indústria, sentiram a ansiedade e a expectativa ainda mais fortes. Em um jantar promovido pelos organizadores no Constantino Hotel, os competidores e familiares puderam tirar suas dúvidas, receber as boas-vindas e, principalmente, confraternizar com os amigos.
Durante o encontro, o presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Henrique Thielmann, recebeu os colegas, apresentou o roteiro do Rally e sorteou brindes. Em sua fala, Henrique ressaltou a importância de eventos como este, que ultrapassam os conceitos da competitividade: “Os carros são apenas uma justificativa. O que queremos de verdade é reunir os amigos e ter com quem dividir os sorrisos. Se o Rally acabasse agora, afirmo que já teríamos história para contar. A nossa expectativa já foi superada, os seis meses de trabalho árduo já foram compensados”.
A competição recebe antigomobilistas de todo o país e, para muitos, a aventura começa ao sair de casa. Este foi o caso do competidor, Sérgio Massa, que veio de São Paulo para Juiz de Fora acompanhado de sua esposa e mais quatro amigos. “Estávamos em dois carros e o meu GPS estragou. Seguimos as orientações do equipamento do outro carro que nos levou a um trajeto que não foi o indicado pelos colegas mineiros. A estrada era de terra e não contribuiu, mas a paisagem do desvio valeu a pena”, afirmou o competidor, que se enganou com o caminho em Resende, passando por Bocaina de Minas e Liberdade, até chegar na BR-267.
Esta etapa vai contar com 42 carros e mais de 120 participantes, dentre eles pilotos, navegadores e acompanhantes, que possuem o objetivo em comum de se superar. O competidor Lucio Paulo Alves Martins, o Papaulo, vai participar da sua segunda competição de regularidade com um Puma 1977. Para ele, a companhia da sua dupla é de suma importância. “Eu ainda sou novato aqui. Conto com a competência e experiência do meu navegador para conquistar a melhor colocação. Por se tratar de um campeonato brasileiro, o nível está muito alto. Esta, com certeza, será uma grande competição”, afirmou.
Formando dupla desde 2007, os líderes do Rally, Rogério Franz e Mario Nardi, são de Porto Alegre e vão competir com um Passat TS, ano 1977. A dupla atribui o seu sucesso à prática que estão adquirindo com o tempo. Rogério e Mário afirmam terem aprendido bastante nas competições que participam no Uruguai e também aqui no Brasil. “Participamos do 19º Capitales, que é a principal competição de carro antigo do Uruguai. São cerca de cinco dias de Rally, 2400 km de percurso e 150 carros. Além disso, fazemos parte de um Clube de Regularidade de Porto Alegre, que nos leva a participar de três competições nacionais por ano. Este é um vício, mas o que nos mantém nesse círculo não são as competições, mas sim a parte social que nos faz conhecer novas pessoas e novos carros”, afirmou o piloto Rogério, que também faz parte de competições de velocidade com carros antigos.
Mas para quem pensa que a competição é destinada apenas para os homens está enganado. Esta etapa vai contar com algumas duplas femininas, dentre elas, as competidoras mineiras Ângela de Faria Resende Mendonça e Patrícia Furtado, que estarão em um Puma 1973. Para Ângela, a idéia de fazer parte do grupo surgiu com o incentivo dos maridos que já competem há 2 anos. “Queríamos conhecer a prática e sentir o que eles diziam sentir quando chegavam do Rally”, explicou.
Petrópolis é o destino do primeiro de dia de competição
Após um reajuste no horário de largada desta sexta-feira, dia 30, os carros começaram a sair do Independência Shopping para o primeiro dia de competição às 09h01, com destino a Petrópolis. O horário estava marcado para 08h01, mas por conta do “Tour do Rio”, uma competição de ciclismo de estrada de alta performance, que está acontecendo nos mesmos dias e tem em comum uma pequena parte do trajeto, o horário teve que ser alterado. “Fizemos as contas e verificamos que, com o horário antigo, algum carro poderia cruzar com as bicicletas. Se isso acontecesse, o veículo não teria como ultrapassá-las e precisaria esperá-las numa média de 30 a 40 km/h, ficando prejudicado até o fim do percurso”, explicou Henrique Thielmann. A previsão de chegada no Shopping Independência é às 17h. O resultado do primeiro dia de prova será anunciado na noite de hoje, durante o jantar no Constantino Hotel.
A prova será acompanhada por um mecânico, uma prancha e uma ambulância. Caso aconteça algum imprevisto onde o carro não possa ser consertado pelo mecânico, o veículo será encaminhado ao Shopping Independência assim que os outros competidores completarem o trajeto. Para o diretor da prova, Anderson Santiago, o Boka, a organização e a estrutura do evento estimulam a competitividade. “Trabalho profissionalmente com estes eventos há 4 anos e, em vista das provas realizadas anteriormente, posso dizer que dessa vez teremos uma briga maior pelo primeiro lugar”, concluiu.
A 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade - V Rally Estrada União Indústria - é promovida pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e conta com a chancela da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O evento continua no dia 31 de julho, quando os competidores seguirão pelo interior mineiro no sentido de Santos Dumont. A premiação acontece no dia 31 à noite, em solenidade no Café da Mata, no Privilege.
Acompanhe tudo sobre este evento e muitos outros do antigomobilismo através do site www.fbva.org.br
Informações e programação completa: www.automovelantigojf.blogspot.com
Assessoria de Imprensa
Etc Comunicação
Tel: (32)3212-0680/8866-2622
0 comentários:
Postar um comentário