terça-feira, 20 de julho de 2010

Visita ao Museu Imperial de Petrópolis é uma das atrações da 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Veículos Antigos

A 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade de Veículos Antigos, que acontece em Juiz de Fora entre os dias 29 de julho e 1° de agosto, terá trajetos que, além de abrigarem a competição, serão oportunidades de valorização da rica história da região.

O Museu Imperial é uma das principais atrações de Petrópolis, por onde o rally irá passar no seu primeiro dia. Os participantes terão a oportunidade de fazer uma visita a esse patrimônio histórico e conhecer mais sobre a cultura do Brasil e da região, além de entender mais sobre a história do Brasil.

O museu, que antigamente era o Palácio Imperial e foi a residência preferida do Imperador D. Pedro II, hoje conta com um dos maiores acervos históricos do país. O arquivo histórico do museu reúne uma coleção que alcança cerca de 250 mil documentos originais.

Além da grande quantidade de documentos originais guardados em seu acervo, o Museu Imperial também conta com uma biblioteca especializada em história, principalmente a do Brasil no período imperial. A biblioteca possui também
biografias, história de Petrópolis e artes em geral. Hoje, a Biblioteca conta com, aproximadamente, 55 mil títulos organizados em seis grandes coleções.

O museu também possui um setor responsável por guardar, preservar, estudar e divulgar mais de nove mil peças do século XVIII e XIX. Esse acervo conta com armarias, cristais, esculturas, indumentária, insígnias, instrumentos musicais, mobiliário, porcelanas, prataria, viaturas e muitas outras peças. Entre elas, as que mais se destacam são a coroa de D. Pedro II, o Cetro dos Imperadores brasileiros e a pena utilizada pela Princesa D. Isabel para assinar a Lei Áurea.

Para que todas essas peças possam ser apreciadas pelos visitantes, o museu conta com laboratório de conservação e restauração. Nesse laboratório cada obra recebe um tratamento delicado, que visa aumentar a “expectativa de vida” de cada uma delas.

A competição

A 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade de Automóveis Antigos consiste em uma competição de regularidade, onde - considerando trajeto, tempo e velocidades - caberá ao competidor percorrê-la dentro das normas estabelecidas. As velocidades permitidas sempre levarão em conta o trecho percorrido e as regras de trânsito.

Assim como na 1ª etapa, que aconteceu em Águas de Lindóia, a competição será dividida em categorias. Para participar, os veículos precisam passar pela vistoria e aprovação do Veteran Car Club do Brasil – Clube do Automóvel Antigo de Juiz de Fora, que estará organizando esta etapa do Campeonato, promovido pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), e com a chancela da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Acompanhe tudo sobre este evento e muitos outros do antigomobilismo através do site www.fbva.org.br.

Assessoria de Imprensa
Etc Comunicação
Tel: (32)3212-0680/8866-2622

0 comentários:

Postar um comentário