sábado, 30 de julho de 2011

18º Encontro do Automóvel Antigo proporciona a venda de verdadeiras raridades

Gabrielle Manganeli

Estudante do 6º período de jornalismo do CES JF


Apaixonar-se por carros antigos é tarefa fácil, principalmente num encontro que reúne os mais belos automóveis do país, como na 18ª edição do Encontro do Automóvel Antigo de Juiz de Fora. Geralmente, quem tem veículos assim os trata com o mesmo carinho que tem com membros da família.


Mas nem todos os automóveis estão ali para serem somente apreciados. Encontros como este reúnem também pessoas que os vendem. O comerciante Marcelo Berek, que trabalha com venda de peças e de veículos clássicos, está no evento com três carros à venda: um Mercedes 1980, um Corvette 1980 e um Opala 1987. Segundo ele, é difícil falar sobre valores ao se referir a carros antigos. “Como comprar esse tipo de veículo envolve prazer e paixão, é complicado mensurar quanto valem. Mas, de um modo geral, podem variar de R$ 5 mil a R$ 200 mil reais, talvez até mais, mas o valor sentimental é o que realmente importa nessas negociações”, destaca Berek. Em sua coleção de automóveis, tem um Mercedes 86, um Porshe 83 e um Camaro 87: “Esses nunca serão vendidos”, diz.


Existem também pessoas que não são tão apaixonadas. O aposentado Milton de Mattos está vendendo uma Brasília 74, que já foi de seu tio e agora é de sua mãe. “Como ela não dirige mais, decidimos vender o carro. Acho bonito automóvel antigo, mas não tenho desejo de colecionar”, conta Milton.


Para outros, vender carros de sua coleção é inimaginável. “Não venderia nenhuma das minhas motos”, diz Gilson Pires, que possui seis motos raras da década de 70. Todos os seus exemplares carregam história, como uma Honda 74 que ganhou de seu amigo: “Foi nela que aprendi a andar de moto”. Uma outra Honda 74 também tem história pra contar: foi encontrada em um galinheiro com um ninho de ratos em sua caixa de bateria, mas agora, depois da restauração, voltou a ser tão bonita quanto em 1974.


Paixão é realmente a palavra que mais caracteriza a relação dos antigomobilistas com motos e carros antigos. Seja a paixão em buscar um novo para comprar ou a que nunca te permitirá vender algum de sua coleção.

0 comentários:

Postar um comentário