Nesta sexta-feira (29), um grupo de 20 antigomobilistas irá fazer um raid pela Estrada União e Indústria. O raid faz parte das comemorações dos 150 anos de inauguração da Estrada e é um dos atrativos do 18º Encontro do Automóvel Antigo de Juiz de Fora. A concentração será às 9h nos jardins do Museu Imperial, onde o Imperador Dom Pedro II teria saído de Mazeppa há 150 anos para chegar a Juiz de Fora e inaugurar a Estrada União e Indústria.
A largada do raid acontece às 10h e, antes de pegar a estrada, os antigomobilistas irão passar pelo Centro Histórico de Petrópolis, tendo chegada prevista às 13h30 no Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora, onde serão recebidos pelo prefeito da cidade Custódio Mattos e pelo presidente do Veteran Car Club do Brasil – Clube do Automóvel Antigo de Juiz de Fora, José Maria Ferreira.
“A expectativa para o raid é mostrar ao grupo o caminho feito por Dom Pedro II na inauguração da Estrada União e Indústria. É uma oportunidade de ver como está a estrada que liga Petrópolis a Juiz de Fora, reunir amigos, bater papo e sorrir, além de colocar os carros em movimento, o que é sempre bom”, enfatiza o presidente da FBVA, Henrique Thielmann.
Dentre as raridades presentes no raid, Porsche Carrera de 1974, Karman Ghia de 1970, Cadillac 60 Special de 1938, MGB GT de 1970. A marca que terá mais representantes no raid é a Mercedes, com sete veículos de diferentes modelos. Além disso, o raid contará com a presença de dois jornalistas franceses: Jean Pierre Klein e Martine Klein, que além de participarem farão uma cobertura jornalística para revista e site franceses.
Sobre a Estrada União e Indústria
A estrada União e Indústria foi inaugurada no dia 23 de junho de 1861 com o objetivo de integrar dois estados fundamentais para a economia do Brasil Imperial: o Rio da Corte, das decisões políticas e da cultura cosmopolita e as Minas Gerais que, depois do Ciclo do Ouro, se transformavam em celeiro da nação.
A Estrada União e Indústria foi construída pelo empresário Mariano Procópio Ferreira Lage, que também era fazendeiro e grande produtor de café. É a primeira estrada pavimentada da América do Sul e sua construção teve como objetivo resolver o problema do transporte e do escoamento da produção cafeeira abundante na Zona da Mata Mineira.
Informações: www.automovelantigojf.blogspot.com ou (32) 3233-1229.
0 comentários:
Postar um comentário