sexta-feira, 29 de julho de 2011

Raid de veículos antigos encantou por onde passou

O 18º Encontro do Automóvel Antigo de Juiz de Fora começou nesta sexta-feira (29) em grande estilo: com um raid de veículos antigos que desfilaram pela Estrada União e Indústria. O raid fez parte das comemorações dos 150 anos da Estrada União e Indústria e teve apoio da Prefeitura de Juiz de Fora.


Os 20 carros participantes se concentraram no Museu Imperial de Petrópolis, onde foram alvo dos olhares curiosos de quem passeava no Museu. “Vim passear no Museu, pois frequento o jardim. Está sendo uma alegria imensa essa surpresa que tive hoje com a presença dos automóveis. Os carros são maravilhosos. Meu pai teve um Aerowillys 1968 e um Mercedes 1970 e eu tive um Fusca 1972. A gente tem uma história a contar”, conta Lúcia Menescal, que estava com as netas e afilhadas.


Anderson Rabello Pereira e o filho Júlio de 4 anos moram perto do Museu: “Ele gosta mais de carro do que eu, conhece até as marcas. Ele viu os carros e ficou alucinado”. Anderson conta que, quando o filho viu o Fusca da Fátima e Fernando Barenco, falou: “Igual ao Herbie papai, mas esse não pisca”. Herbie é o Fusca do filme “Se meu fusca falasse”. Anderson também achou os carros lindos: “Ver os carros com esse cuidado e conservação é maravilhoso”.


Câmeras simples, câmeras sofisticadas, para onde olhava tinha uma pessoa tirando foto. Umas tiravam apenas do carro, outras tiravam com o carro, o importante era registrar. “Os carros são maravilhosos. Gosto de fotografia e de carro antigo. Fiquei sabendo da concentração do raid aqui no Museu e resolvi vir conhecer e fazer umas fotos”, ressalta Beto Andrade, que é sócio da Sociedade Petropolitana de Fotografia.


Em meio a muitos olhares e sorrisos, os carros passearam pelo centro histórico de Petrópolis e pegaram a Estrada União e Indústria com destino ao Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora. Os carros antigos passaram por Rio Preto, Posse, Areal, Três Rios, Levy Gasparian, Matias Barbosa, chegando a Juiz de Fora. Chegando na cidade, os batedores da Polícia Militar escoltaram os carros até o Museu Mariano Procópio, onde foram recebidos pelo prefeito Custódio Mattos, pelo presidente do Clube do Automóvel Antigo de Juiz de Fora José Maria Ferreira, pelo diretor do Museu Douglas Fazzolato e por representantes da prefeitura de Juiz de Fora.


O diretor do Museu Mariano Procópio, Douglas Fazzolato, ressaltou a importância que eventos como esse tem para dinamizar a economia da cidade: “Eventos como o 18º Encontro do Automóvel Antigo de Juiz de Fora são muito importantes. Foi total e irrestrito o nosso apoio ao clube, com relação ao patrimônio, a nossa história e a cultura, sabendo da importância que esses eventos têm para a economia de Juiz de Fora”.


O presidente do Veteran Car Club do Brasil – Clube do Automóvel Antigo de Juiz de Fora, José Maria Ferreira, destacou que o 18º Encontro do Automóvel Antigo de Juiz de Fora começou com o raid porque a Estrada União e Indústria é muito importante para Juiz de Fora. “Dom Pedro II era amigo de Mariano Procópio e vinha aqui em Juiz de Fora para visitá-lo. Então construiu a estrada. A União e Indústria foi a primeira ligação de Juiz de Fora com o Rio de Janeiro”, explica José Maria.


O secretário de cultura e turismo de Matias Barbosa e presidente da comissão organizadora das comemorações dos 150 anos da Estrada União e Indústria, Ricardo Sartine, considera que o mais importante é a integração regional: “Através de um evento como esse podemos mostrar o quanto somos irmão e aumentar as parcerias. Esse evento mostra o quanto podemos fazer essa integração, inclusive com os municípios fluminenses”.


O presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos, Henrique Thielmann, gosta da adrenalina: “Foi um belo passeio com os amigos e fica sempre aquela adrenalina. O carro que deu problema, atrasou a prova, teve que mudar o percurso. Valeu, Valeu, Valeu”.


O Cadillac 60 Special de 1938, que pertence ao carioca José Cândido Muricy Neto, um dos carros mais admirados pelos populares, sofreu um pequeno acidente. A roda dianteira direita caiu numa valeta e foi preciso vários homens para levantar o carro e tirar de lá, o que atrasou a prova e acarretou na mudança do percurso.


No Museu Mariano Procópio, aconteceu um brunch para os participantes e visitantes, com música ao vivo e apresentação de dança. Depois, os antigomobilistas seguiram com suas preciosidades em direção ao Expominas, onde a visitação fica aberta ao público neste sábado, das 9h às 18h, e no domingo, das 9h às 12h.


Informações: www.automovelantigojf.blogspot.com ou (32) 3233-1229.

0 comentários:

Postar um comentário