sábado, 30 de julho de 2011

Encontro de automóveis antigos em Juiz de Fora reúne raridades militares

Nathália Alves

Estudante do 8º período de jornalismo da Universo


O 18º Encontro do Automóvel Antigo realizado no Expominas em Juiz de Fora reúne raridades de todo o mundo. Antigomobilistas expõem seus veículos de uma maneira única: como uma pedra preciosa delicadamente lapidada. Durante o evento, pessoas de todas as partes do país comparecem à cidade para prestigiar o evento. Mas não são apenas os carros de passeio antigos que chamam a atenção. Em um dos locais da Expominas está um grupo de apreciadores dos automóveis militares antigos.


Veículos que estiverem em momentos importantes para a história mundial: Guerra da Coréia, do Vietnã e a Segunda Guerra Mundial. Cerca de 15 caminhões e jipes e uma moto estão expostos para o público. Alguns deles ainda carregam objetos utilizados pelos soldados da época: capacetes, reservatórios de água, roupas e também armas como metralhadora, que estão totalmente preservadas.


Mas como manter a manutenção de um veículo como esses? Peças que em sua maioria não são mais fabricadas. Algumas delas é possível encontrar aqui mesmo no Brasil, mas a maior parte vem dos Estados Unidos. “Tudo o que precisamos para manter um carro militar como esse, encontramos pelos sites americanos a preços bem baratos”, explica o advogado Rubens Corrêa. “Esses carros não ficam apenas expostos. Durante o desfile de 7 de Setembro eles participam levando os veteranos da Segunda Guerra. Todos esses veículos foram do exército brasileiro e por isso participam de solenidades como essa”, diz.


Essa não é a primeira vez que esse grupo participa do encontro. Segundo eles, nos últimos dez anos eles marcam presença em Juiz de Fora. “É muito bom estar neste evento. Nós vivemos a história da Segunda Guerra e todos os nossos veículos são preservados daquela época. Eu tenho em casa um galpão que representa toda essa história. Meu jipe tem uma metralhadora antiaérea refrigerada à água, cada veículo tem a sua característica própria”, conta o comerciante Fernando Moreli.


Se para os expositores participar do evento que reúne raridades militares é um dos momentos mais esperados do ano, para o público a sensação não é diferente. “É como se estivéssemos vivendo a história das guerras. Gosto bastante de coisas antigas, mas também vemos novidades. Tem uma moto que nunca tinha visto nada igual. É linda e a gente só vê isso nos videogames. Ter a oportunidade de contemplar isso pessoalmente é sensacional”, enfatiza o representante comercial Paulo Moreira de Azevedo. “Sou de Rio Novo e é a primeira vez que exponho um veículo e está sendo uma experiência incrível. Não só por estar expondo algo, mas também por essa interação social. É para nós um dos eventos mais esperados do ano. Tem que estar presente no calendário e ter todo ano”, diz o empresário Rogério Miranda Lanzoni.


Os participantes são, na maioria, do estado do Rio de Janeiro. O Imperial Jipe Clube, o primeiro da América Latina a ser filiado aos Estados Unidos em veículos militares, e o Clube de Viaturas Militares Antigas do Rio de Janeiro representam a classe dos veículos militares brasileiros. Todos afirmam que estão adorando o evento e que já estão se programando para o próximo. O 18º Encontro do Automóvel Antigo de Juiz de Fora acontece até este domingo (31) ao meio-dia no Expominas.

0 comentários:

Postar um comentário