sábado, 30 de julho de 2011

Uirapuru é dos carros de maior destaque em encontro de Automóveis Antigos


Simone Cândida da Silva

6º período de jornalismo da Estácio de Sá


Das 73 unidades fabricadas – dois deles conversíveis – atualmente existem 11 automóveis e um conversível. O Uirapuru, um dos mais imponentes e respeitados carros do Brasil, foi o primeiro carro a atingir 200 km/h.


Com o objetivo de provar a capacidade da indústria brasileira em desenvolver um automóvel caracteristicamente brasileiro, equiparado aos veículos fabricados na Itália e outros países, a Brasinca projetou o Uirapuru de forma inovadora para a época, ano 1965, proporcionando-o uma alta performance e um destaque para a mecânica e design.


Segundo José Manoel Martins de Paiva, dono de um dos 11 veículos Uirapuru 100% originais, expositor e pesquisador dos mesmos, o carro foi encontrado em situação de deterioração e pronto para ser cortado para se tornar sucata. Contudo, o amor por automóveis antigos e a vontade de resgatar a história de um dos carros mais importantes para o país foi imediata.


No total foram seis anos de restauração, com algumas interrupções. Lanternagem, pintura, eletricidade e outras partes foram consertadas, contudo a parte mais difícil foi a recuperação da lataria.


Destacando a persistência e a determinação na realização de um sonho, Paiva, colecionador há 36 anos, afirma ser insubstituível a satisfação de ver o produto final da restauração e admiração das pessoas pelo trabalho. Segundo ele, uma das maiores motivações que dá força e ânimo para prosseguir vem da sua esposa, Mônica: “Se nós temos um sonho devemos persegui-lo que ele acaba virando realidade”.


Origem do nome Uirapuru


Uirapuru é o nome de um imponente pássaro da Amazônia, possuidor de um dos cantos mais admiráveis. Ao cantar, todos os pássaros da floresta se silenciam. Como o veículo foi projetado para ser um carro que utilizasse processos, tipicamente, nacionais e que se destacava, em 1965, pela inovação na produção, nada mais do que apropriado o veículo possuir um nome exclusivamente brasileiro, relembrando ainda a riqueza da nossa fauna.


O Uirapuru é uma das grandes atrações do 18º Encontro do Automóvel Antigo de Juiz de Fora que está acontecendo até este domingo (31) no Expominas.

0 comentários:

Postar um comentário